segunda-feira, 24 de outubro de 2016

Leite e Farinha de Côco

Leite e Farinha de cocô!

Sempre fui uma grande consumidora de leite. Durante anos, se por algum motivo não bebia o meu leitinho com café de manhã, parecia que o dia nem me corria bem.

No entanto, depois de ser mãe e amamentar o Dinis, desenvolvi uma certa aversão ao leite de vaca. Não por já não gostar, nada disso. Mas começou a pesar-me muito na consciencia! Eu, enquanto mãe, produzo o leite de acordo com as necessidades nutricionais do meu filho. O mesmo acontece com uma vaca leiteira. No entanto, eu não tenho as necessidades nutricionais de um bezerro! Já para não falar na quantidade de hormonas a que as vaquinhas são sujeitas para a produção de leite. O facto de serem obrigadas a ter os bezerros, sem poderem sequer amamentar. Enfim, vamos chamar-lhe solidariedade materna. Beber leite de vaca começou a não parecer certo, do ponto de vista moral!

Comecei então a testar as bebidas vegetais. Tenho intercalado entre amêndoa e côco, e confesso que apesar de ter estranhado no início, agora adoro! A bebida de amêndoa costumo comprar de uma marca especifica, sem adição de açúcar. No entanto, tenho bebido mais o leite vegetal de côco, que faço em casa, por vários motivos:

a) sai mais económico. As bebidas vegetais custam o preço simbólico de um rim no marcado negro;
b) não tem corantes, conservantes, nem adição de açúcar?
c) aproveito a polpa do côco que sobra para fazer farinha de côco, que uso nos bolos e nas bolachinhas que faço para o Dinis!
d) é mesmo mesmo fácil, para quem tenha um robot de cozinha.

Cá vão as receitas!

Leite de côco

Ingredientes:

200g de côco ralado sem adição de açucar
1,6L de água

1 - Colocar o côco ralado e a água no robot de cozinha e programar 100graus, velocidade mínima, 20 minutos.
2 - Após os 20 minutos, triturar na velocidade máxima, durante 3 minutos;
3 - Coar para uma garrafa.



Uso este leite de côco tanto em cozinhados como para beber com café de manhã e adoro, nem ponho açúcar! Como não tem conservantes, faço sempre metade da quantidade (100g de côco para 800ml de água) para garantir que não se estraga antes de consumir todo. Podem usar côco fresco (a quantidade de água a colocar é até tapar o côco). No entanto, eu não sei escolher côco fresco, e o côco ralado está sempre disponível no supermercado!


Farinha de Côco

1 - Colocar a polpa de cocô que sobra após coar o leite de côco numa frigideira antiaderente e deixar secar bem até dourar.
2 - Colocar no robot de cozinha e pulverizar o máximo possível!

Têm uma farinha óptima, sem glutén e baixa em hidratos de carbono, que podem utilizar em panquecas, bolos e bolinhos, pão low carb e por aí fora!



Bons cozinhados!

Sem comentários:

Enviar um comentário